Planeamento

Princípios básicos de planeamento

O volume, tamanho e frequência de utilização de uma piscina são factores decisivos para o sucesso da implementação de um sistema de filtro biológico, em conformidade com o Sistema TeichMeister.

Estes são os factores que vão decidir qual a dimensão do sistema de filtragem que precisamos  usar. Antes de começar a construção, é necessário sempre um planeamento profissional.

Sistema fechado

Para garantir o bom funcionamento do sistema TeichMeister, a piscina deve ser construída como um “sistema fechado.
Isto significa que não deve existir entrada de água do exterior. Também não deve existir saída continua de água.
De nenhuma maneira deve ser conduzida a água da chuva acumulada (por exemplo) sobre um telhado, ou água que escorra de pavimentos.
No entanto pode-se utilizar a água da chuva para repor a água evaporada, desde que esta esteja sujeita a um processo de pré-limpeza, usando os filtros correspondente (ver também “reabastecimento”).

Proteger a piscina contra a penetração de água de superfície

Devem ser postas em prática soluções para impedir a penetração de águas superficiais, ricos em nutrientes, para dentro da piscina. Para conseguir isso, devem ser instaladas soluções de captação desta água, ao redor do perímetro da piscina.

Modelagem da zona de filtro

A zona do filtro deve ser construída como uma bacia ou “floreira”, fechada de forma estanque, localizada fora da piscina ou dentro de uma área pouco profunda. Esta zona pode estar em contacto com a zona de nadar, ou completamente separada. O piso da zona de filtragem deve ser horizontal.

Filtro

O “Aqua estrutura Superton filtro” é composto por britas de diversas granulometrias, cerca de 15-18 cm de altura, que resultam  do estudo da composição e tamanho das partículas.

Tem de ser uma zona totalmente estanque e com paredes verticais em todos os lados. A água passa de baixo para cima (princípio da “corrente de água forçada”). Esta é a única maneira de garantir que a água dos canos do distribuidor flui uniformemente para cima, através do material granular do filtro.

Este é o  resultado da investigação em curso do TeichMeister I&D, aprovada por mais de 1.000 projectos realizados e mais de 10 anos de experiência.
A estrutura e profundidade do filtro tem de ser determinada individualmente para cada projecto.
A zona do filtro tem de ser construída com o máximo cuidado e atenção aos detalhes.

Plantas da zona de filtro

Na zona do filtro devem ser utilizados seis plantas aquáticas por m2. É importante limpar as raízes das plantas antes de as colocar na zona do filtro. Desta forma diminuímos a possibilidade de entrada de adubos, que normalmente são colocados na inicial plantação em terra.

Tubagens de distribuição

Todas as tubagens de distribuição e equipamentos, são construídos com tubos e conexões de PVC.

Grupo de circulação de água

O grupo de circulação de água é uma caixa compacta, com todos os elementos necessários:. bombas, válvulas e manómetros.
As medidas desta caixa são 117 x 77 x 65 cm e deve ser colocada no solo, idealmente a  menos de 3 m da piscina e sempre perto do skimmer.


Reabastecimento de água da piscina

Deve-se adicionar apenas a água suficiente para compensar a evaporação e se mantenha o nível de água previsto.