Manutenção

Tendo construído uma piscina natural com o sistema TeichMeister, só precisamos de seguir algumas regras simples, para manter a água cristalina. A seguir a estas recomendações, o processo de auto-limpeza da piscina é garantido através do equilíbrio da filtragem no biofiltro.

Um princípio essencial a ter em mente, é utilizar a água para o reabastecimento com o menor conteúdo possível de nutrientes. As algas estão presentes no meio aquático e em cada piscina como plantas pioneiras. Se aumentamos o teor de nutrientes, as algas proliferam.

O objectivo principal das medidas de manutenção é manter o teor de nutrientes num nível que favoreça os processos de degradação e impeça o crescimento de algas.

Seguindo estas regras básicas, restam-nos apenas duas categorias de manutenção: manutenção primária e manutenção contínua durante toda a temporada.

Os processos de manutenção, estão concentradas no Outono, o chamado processo de inverno e manutenção da Primavera.
Ao procedermos a manutenção de Outono, devemos certificarmo-nos que a piscina natural está livre de folhas de árvores e qualquer outra espécie de lixo orgânico Assim, permanecem os processos de degradação activa e vamos proporcionar um nível muito baixo de nutrientes a partir de substâncias orgânicas.
Na Primavera, a limpeza deve ser iniciada tão cedo quanto possível. Ao limpar a piscina, juntamente com o funcionamento do filtro, as concentrações mais elevadas do ano de nutrientes na água podem ser inibidas e a microbiologia activada em tempo útil. .

Infelizmente, não há equipamento adequado no mercado de forma conveniente e eficazmente filtrar partículas microscópicas de, material orgânico e inorgânico, “humus “, da água em grandes volumes. Por esta razão, a água suja retirada durante a manutenção primária não deve voltar a entrar na piscina.
A piscina vai ser recarregada naturalmente de matéria orgânica, durante a época mais chuvosa do ano.
A manutenção também é necessário durante o Verão. Nesta época do ano, quando há pouca chuva, o filtro Aqua-Superton é usado para filtrar a água suja.

Para uma piscina de tamanho médio (50m2), serão necessárias uma média de 2 horas por semana para trabalhos de manutenção, de forma a manter a piscina nas melhores condições. Quanto mais tempo se deixar por fazer a manutenção necessária, mais tempo se terá de investir em vários procesos de limpeza. Para manter a água cristalina, garantida pelo sistema TeichMeister, o segredo é aplicar o tempo ideal para a realização dos processos de manutenção e manter o filtro a funcionar correctamente.